segunda-feira, 14 de maio de 2012

Musculação na Gestação



Musculação na Gravidez

Quantas mulheres deixam de praticar musculação ou nunca sequer chegam a iniciar devido a uma gravidez? Muitas mulheres têm medo de praticar musculação durante a gravidez pois temem que pode acontecer algo de mal, como algum tipo de nascimento prematuro ou mesmo aborto, lesões no feto, etc. Mas isso tudo são rumores.

Já foi provado que a pratica de musculação (não ao nível de culturismo, mas em algo mais leve ainda dentro do tema “musculação”) só trás vantagens para as mulheres grávidas, visto que não só reduz o ganho absurdo de peso e torna mais rápido a recuperação após o nascimento da criança. Mesmo com todos estes benefícios, os exercícios têm de ser adaptados às condições físicas da gestante.

Após os primeiros três meses de gestação, quando se tem a liberação para praticar alguma atividade física, é preferível evitar qualquer tipo de exercício que implique ter a barriga para cima ou para baixo, pois o esforço feito nestas posições poderão afectar os batimentos cardíacos e dar uma sensação de sufoco. Qualquer exercício físico que tenha algum grau de risco em perder o equilíbrio é expressamente proibido, pois pode provocar acidentes. Ultrapassar os limites físicos também não é permitido. São esses e outros fatores que dão alas aos rumores que existem sobre os perigos de praticar musculação durante a gravidez.

Escolher os exercícios ideias durante a gestação cabe a três pessoas decidirem: a gestante, ao Profissional de Educação Física e ao médico que acompanha toda a gestação. O médico vai informar das condições físicas da gestante e do bebê, enquanto o Educador Físico escolhe os exercícios certos dentro desses limites e a gestante escolhe aqueles que se sente mais à vontade. O mais importante durante este período é que a praticante de musculação se sinta bem em praticar os exercícios.

Um dos músculos importantes a fortalecer durante a gravidez trata-se dos abdominais e a razão é muito simples. Na altura do parto, durante horas vai ser exercida muita pressão a partir da zona abdominal de forma a expulsar a criança do ventre. Com essa região fortalecida, será mais fácil aguentar e resistir não só às próprias dores do parto como também aplicar força para que se consiga mais facilmente expulsar a criança do corpo. Desta forma o parto torna-se menos desagradável durante as várias horas que leva e ainda encurta o tempo em trabalho de parto.

Resumidamente, é importante reter que a prática de musculação durante a gravidez não é nada que ponha em causa o bem-estar da criança nem da mulher, pois tal como quaisquer cuidados que se tenham de ter no dia-a-dia, são para ter em conta durante os treinos. Informe-se juntamente com o seu médico e discuta com o seu Professor de Educação Física qual o tipo de treino a seguir durante a gravidez para que não perca a sua condição física de forma tão drástica e ainda tenha uma gravidez com menos riscos e melhores condições física, visto que o corpo fica mais preparado para as suas mudanças.


Segue abaixo alguns benefícios em praticar Musculação durante a Gravidez, para a futura Mamãe e o Bebê:

  • Melhora da força e resistência muscular;


  • Melhora da coordenação motora;


  • Melhora do equilíbrio corporal;


  • Melhora da postura por fortalecimento da musculatura e articulações, aliviando, portanto, as dores músculo-articulares;


  • Melhora do sono;


  • Melhora da respiração, principalmente durante o parto;


  • Acelerar a recuperação pós-parto;


  • Aumento da sensação de bem-estar e auto-estima durante e após a gravidez;


  • Menos ocorrências de cãibras nas pernas;


  • Aumentar a placenta que por sua vez, fornece uma base maior de nutrientes para o bebê;


  • Diminuir o risco de ganho de peso excessivo causado por um aumento do armazenamento de gordura;


  • Fortalecimento da parte inferior das costas, que por sua vez, reduz o risco de dores nas costas;


  • Reforço dos níveis de energia;


  • Diminuição do risco de varizes;


  • Redução chances de ter um parto cesariana;


  • A musculação aumenta resistência muscular preparando o corpo para as tensões impostas no trabalho de parto normal.

Fontes: http://www.fitnessculturismo.com 
Algumas alterações: Érica Tosta - Personal Trainer para Mulheres

Assine para receber novos artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...